Equivalente textual do programa veiculado em 11/02/2010
Vinheta: Rádio Trianon AM. 740. Coragem, justiça, cidadania. Microfone Aberto, com Marcos Calazans. Momento Terceiro Setor, com Mara Gabrilli.
Olá, eu sou Mara Gabrilli e estou aqui para apresentar o Momento Terceiro Setor.
Hoje no nosso momento terceiro setor vou falar sobre oportunidades de inclusão profissional para pessoas com deficiência intelectual. Para começar a Oficina Abrigada de Trabalho (OAT) é uma instituição beneficente mantida pela Comunidade Shalom. Uma comunidade judaica.
Eles oferecem, por meio de um programa de capacitação, ajuda no desenvolvimento e na inserção no trabalho para pessoas com deficiência intelectual.
Para isso eles contam com o apoio de empresários sensíveis ao universo das pessoas com deficiência intelectual e também com a necessidade do cumprimento a Lei nº 8.213/91 que é a Lei de Cotas.
Para mais informações sobre a admissão de aprendizes e outras, através do telefone: 11 5041-8862 ou visite o site: www.oat.org.br.
E não se esqueçam que as empresas mais arrojadas na contratação de pessoas com deficiência, são aquelas que contratam pessoas com deficiência intelectual.
E outra oportunidade bacana para adultos com deficiência intelectual é outra oficina abrigada.
A Alternativa é uma oficina abrigada de trabalho, que atende pessoas adultas com deficiência intelectual, oferecendo a elas oportunidade de desenvolvimento e capacitação profissional.
Eles fazem inclusive o encaminhamento para o mercado de trabalho daqueles atendidos que tiverem condições para tal.
A freqüência das pessoas na oficina é diária, em meio período ou período integral. O atendimento não é gratuito, mas a assistente social faz um estudo sócio-econômico com as famílias e através desse estudo há a possibilidade de descontos (uma parte da população é atendida gratuitamente).
Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 5542-6072 pelo site: www.alternativa.org.br
E por fim, mais uma ONG promovendo oficinas gratuitas que é a a ONG Apoie. Ela faz oficinas de Cestaria, Papelaria e Bijouteria, para adolescentes com deficiência intelectual. A oficina será desenvolvida em módulos com avaliações Psicopedagógicas e Sociais. Para participar das oficinas entre em contato com a APOIE pelo telefone: 5575-0257 ou pelo site www.apoie.org.br.
Super obrigada Calazans. Vamos incentivar os empresários a contratarem pessoas com deficiência intelectual.
Um beijo. Até o próximo Momento Terceiro Setor.
(Repete vinheta)