Estilo
Fonte
Acessibilidade nas escolas
Qui, 06 de Outubro de 2011 16:36

Mara Gabrilli fala ao microfone rodeada de deputados

Mara Gabrilli destaca necessidade de inclusão de alunos com deficiência


Em reunião realizada nesta quarta-feira (5) para discutir o Programa Missão Pedagógica do Parlamento, a deputada Mara Gabrilli (SP) destacou a importância da acessibilidade nas escolas e da qualificação dos professores na inclusão dos deficientes. A ação foi lançada para oferecer ao docente formação em educação para a democracia. A primeira edição ocorre entre 2 e 8 de outubro. Estão inscritos 54 profissionais – dois de cada estado e do Distrito Federal.

A Câmara foi motivada a lançar a iniciativa por causa da crescente preocupação mundial com a área. O projeto pretende desenvolver medidas que levem à apropriação de práticas, conhecimentos e valores que estimulem o senso coletivo.

Segundo a tucana, o assunto precisa ser debatido com mais frequência. “É um tema importante e deve ser levado a todos os cantos do país. O que existe de mais difícil para incluir as crianças com deficiência é o preconceito, a falta de informação, além da questão estrutural”, destacou.

Para a deputada, os problemas vivenciados pelo público são variados. Entre eles, ela apontou a ausência de cultura das pessoas em conviver com os portadores de necessidades especiais. “A educação é a ferramenta de inserção mais poderosa e mais transformadora da sociedade.”

“Se o professor chegar à conclusão que o principal material pedagógico que ele tem é o coração, ele faz a inclusão com muita tranquilidade. Agora se tiver medo, dizer que não foi preparado e não tem conteúdo, não vai conseguir. A admissão se faz de dentro para fora”, acrescentou. O debate foi realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara

Escute o aúdio da notícia abaixo:
http://www.blogpsdb.com.br/wordpress/wp-content/uploads/

→ O principal objetivo do programa é oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Os professores participarão de uma intensa semana de formação em Brasília, na qual terão oportunidade de aprender e socializar saberes e práticas sobre como fortalecer a escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.

→ A primeira edição ocorrerá no período de 02 a 08 de outubro de 2011. Para participar, o professor deve atuar no Ensino Médio há, pelo menos, três anos e apresentar o relato de uma experiência pedagógica na qual abordou os temas de democracia, cidadania e/ou política com seus alunos.


Fonte: Blog PSBD (Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara/ Foto: Marco Tulio Chaves/ Áudio: Elyvio Blower)

 

 

Compartilhe